Atividade de design no DC para ajudar jovens dependentes químicos

aplicativo-mra

A professora Vânia Neris coordena projeto para desenvolvimento de jogo digital como opção terapêutica para tratamentos de dependentes químicos. Mais informações: www.dc.ufscar.br.

Projeto coordenado pela professora Vânia Neris visa o desenvolvimento de um jogo digital para ser usado como mais uma opção terapêutica na reabilitação de jovens dependentes químicos em tratamento no Hospital Espírita de Marília (HEM). Trata-se de uma ação vinculada ao programa Jovem Crack, atualmente em curso no HEM. Alunos de graduação e pós-graduação do DC, DEnf e Gerontologia participam do projeto.

O jogo está sendo desenvolvido com técnicas de Design Participativo.

No dia 3 de dezembro houve uma atividade de design aberta a comunidade do DC, para a criação de personagens, cenários e falas, a partir do que já foi levantado com a equipe do hospital.

O projeto já obteve alguns resultados de pesquisa, sendo que um dos artigos científicos relacionados foi escolhido como terceiro melhor trabalho do XIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC2014).