FAQ

1Como entrar no curso?
O ingresso no curso de Bacharelado em Ciências da Computação na UFSCar se dá de maneira exclusiva pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Governo Federal. Informações detalhadas podem ser obtidas no site www.ingresso.ufscar.br.
2Quantas vagas são ofertadas por ano?
Pelo SiSU, são ofertadas 60 vagas por ano: 30 para cotistas e 30 para ampla concorrência. Além dessas vagas, são ofertadas anualmente mais 1 vaga para indígenas e 1 vaga para refugiados, as quais possuem processos seletivos específicos.
3Qual a nota de corte do SISU?
Informações sobre as notas de corte nos cursos da UFSCar no ano de 2016 estão disponíveis neste link.
4Qual a diferença entre Ciência e Engenharia de Computação?
Muitas pessoas confundem os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação. O curso de Ciência da Computação tem como objetivo formar egressos capazes de desenvolver sistemas de software, ferramentas de apoio, técnicas e também metodologias para outros profissionais da área de desenvolvimento de software. Diferentemente de um curso de Sistema de Informação, que em geral, forma profissionais hábeis a desenvolverem aplicações, isto é, apenas usando tecnologias existentes. O egresso de um curso de Ciência da Computação, além de possuir competência para desenvolver sistemas também possui conhecimento para desenvolver linguagens de programação, sistemas operacionais e compiladores. O egresso do curso de Engenharia de Computação possui todas as habilidades anteriores e também conhecimento para desenvolver hardwares específicos que visam apoiar necessidades e demandas da sociedade e do mercado.
5A profissão é regulamentada?
Há uma proposta de projeto de lei sendo discutida no Congresso Nacional que procura regulamentar a profissão de TI. Basicamente, a partir do momento em que o projeto de lei entrar em vigor, os profissionais que forem exercer atividades no setor de TI precisarão ser, obrigatoriamente, registrados no Conselho Regional de Informática.
6Onde encontro as disciplinas oferecidas por semestre?
Você pode encontrar as disciplinas ofertadas em cada semestre na Grade Curricular. Clique aqui para acessá-la.
7Posso concorrer a algum tipo de auxílio ou bolsa ?
Sim. O Programa de Ações Afirmativas da UFSCar é reconhecido nacionalmente como um dos melhores dentre as universidades federais. São oferecidas diversas bolsas de auxílio ao universitário. Saiba mais no site da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis em www.proace.ufscar.br.