Iniciação Científica

Sobre a Iniciação Científica

Durante a graduação o aluno pode desenvolver diversas pesquisas, sob a orientação de um professor do departamento. As quatro grandes áreas de pesquisa que são oferecidas no departamento são: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Interação Humano - Computador (IHC) e Computação Gráfica.

A Engenharia de Software trata aspectos relacionados ao estabelecimento de processos, métodos, técnicas e ferramentas que visam melhorar a produtividade de equipes de desenvolvimento e a qualidade dos sistemas desenvolvidos.

Inteligência Artificial  tem como objetivo produzir máquinas ou softwares que simulem a capacidade humana de raciocinar, tomar decisões e resolver problemas.

Interação Humano - Computador (IHC) - é o ramo que estuda como ocorrem as interações entre humanos e computadores com o objetivo de projetar sistemas mais simples e interfaces mais agradáveis para os usuários.

 A Computação Gráfica estuda diversas formas de exibição e recriação de imagens. É um campo de grande importância para diversas áreas por facilitar a visualização e manipulação de dados.

A área de Processamento digital de Imagens e Sinais abrange metodologias de técnicas estatísticas de reconhecimento de padrões, análise multiescala e wavelets, projeções em conjuntos convexos e redes neurais. As aplicações têm sido voltadas à imagens médicas 2D e 3D (CT, MRI, raios-X, Ultrassom, Mamografia e Tomossíntese), microscopia, imagens faciais, visão computacional, sensoriamento remoto e imagens agrícolas.

O aluno pode ter uma iniciação científica (IC) como bolsista ou como voluntário. Na modalidade bolsista o valor da bolsa depende do orgão ao qual a IC está registrada.