IoT

Sobre IoT:

O grupo de IoT do DC UFSCar reúne-se semanalmente com o intuito de trocar informações sobre a Internet das Coisas, e trabalhar com as plataformas de desenvolvimento da Intel.

Conceito relativamente novo na computação, IoT (do inglês, Internet of Things) é a famosa Internet das Coisas, ramo da Tecnologia da Informação voltado para a criação de dispositivos inteligentes (as denominadas “coisas”), sendo esses dispositivos objetos do dia a dia, como lâmpadas, utensílios domésticos, geladeiras, carros, estendendo-se até mesmo para casas (smart homes) e cidades (smart cities). Esses dispositivos captam informações dos usuários e do ambiente e as trocam através da Internet, usando conceitos como Big Data para inferir sobre os dados de utilização, e a Cloud, para armazenamento dos dados.

Como o Departamento de Computação da UFSCar possui parceria com a Intel, temos à disposição várias placas e kits de desenvolvimento para a Internet das Coisas. O grupo de IoT foca seus esforços em ensinar para os interessados como se dá a utilização da placa Intel Galileo juntamente com os componentes do Grove Starter Kit for IoT, mas nada impede o estudo de outras plataformas de desenvolvimento.

Lembrando que são bem-vindas pessoas com todo tipo de conhecimento. É desenvolvido material didático, como slides e apostilas, para facilitar o aprendizado dos iniciantes, assim como se pesquisa assuntos diversificados para apresentar aos mais avançados, e com isso esperamos a participação e contribuição de todos os interessados, independente do quanto já sabe sobre o assunto.

Acesse o site iot.dc.ufscar.brpara baixar os materiais e ter acesso ao repositório com os códigos já criados pelo grupo, aproveite também para inscrever-se na nossa lista de discussão, pois é através dela que decidiremos quando serão as próximas reuniões, sempre visando o melhor horário para todos.