Maratona de Programação

Sobre a Maratona

O Grupo de Estudos Maratona at UFSCar (M@U) é o resultado do interesse de vários alunos de Graduação em aprofundar seus conhecimentos na Computação. Para isso, nós participamos da Maratona de Programação, uma competição com fases Regional, Nacional e Mundial. Trata-se de uma prova com desafios semelhantes à Olimpíada de Matemática, mas com problemas de programação, e que também testa nossa capacidade de trabalhar em equipe, já que a prova é feita por 3 pessoas em 1 computador.

Por meio de reuniões semanais e simulados de provas (online e presencial), nós exploramos assuntos como Teoria dos Números, Paradigmas de Programação, Grafos, Manipulação de Strings, Geometria Computacional, Estrutura de Dados e Análise de Algoritmos. Naturalmente, esses assuntos também são estudados no decorrer dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação. Assim, o estudo para a Maratona está alinhado com o conhecimento que um profissional de computação deve ter.

De fato, várias empresas de tecnologia aplicam questões do mesmo estilo da Maratona em seus processos seletivos ou mesmo promovem suas próprias competições, como o Facebook Hacker Cup e o Google Code Jam. Dessa forma, os membros da Maratona já estão treinando para os processos seletivos desse tipo de empresa. Se você é calouro, saiba que também pode participar da Olimpíada Brasileira de Informática, uma boa oportunidade para ganhar uma medalha em 2016.

Segue um problema que, apesar de já ser bem conhecido em processos seletivos, é recorrente na vida de estudantes. Este é o enunciado: Você está voltando do mercado, onde comprou 100 ovos para passar a semana, e se vê parado em frente a um prédio de 100 andares. Você então começa a se perguntar: qual o maior andar do prédio tal que um ovo solto daquela altura chega ao chão sem quebrar? Como bom curioso, você quer descobrir qual a resposta, e como bom universitário sedentário, você quer fazer isso com o menor esforço físico possível. Como o prédio tem elevador, o único esforço que você realmente precisa fazer é o lançamento de ovos pelas janelas dos andares. O problema então é: qual a estratégia que garante o menor número de arremessos?

Se você quiser entender o que isso tem a ver com Programação e Ciência da Computação ou ainda quiser compartilhar suas descobertas, venha participar de nossas reuniões. Nossa graduação na UFSCar certamente gera bons profissionais, mas acreditamos que ser bom não é o suficiente. Venha ser M@U com a gente.